8 Passos Para Ganhar Dinheiro na Internet Como Afiliado

8 Passos Para Ganhar Dinheiro na Internet Como Afiliado
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8 passos para ganhar dinheiro onlineVocê já sabe que o marketing digital oferece para você uma oportunidade real de ganhar dinheiro na internet em programas de afiliação para vendas de produtos digitais.

Se ainda não sabe ou quer entender melhor sobre Marketing Digital e como ganhar dinheiro na internet, confira este artigo.

Para obter resultados mais consistentes, você deve  estruturar o seu negócio online a longo prazo, o que proporcionará uma renda crescente e a tão sonhada renda extra e até a independência financeira.

Mas para que isso se concretize, é preciso seguir algumas recomendações básicas e evitar erros comuns cometidos freqüentemente pelos empreendedores digitais.

É isso que você vai aprender nesse artigo:  8 dicas básicas sobre como ganhar dinheiro e estruturar um negócio sólido com marketing digital de afiliados.

8 passos para ganhar dinheiro com marketing online de afiliados

 1 – Tenha foco

Para quem já estudou as diferentes formas de se ganhar dinheiro online, é tentador querer participar de diferentes programas de afiliados ao mesmo tempo, lançar o próprio infoproduto, ter um e-commerce e oferecer consultorias em 4 nichos diferentes.

Claro que é um exagero o que eu escrevi aí em cima, mas muitas pessoas buscam formas paralelas de trabalho com produtos digitais no início de suas carreiras.

Na maioria das vezes isso não tem como dar certo.

Principalmente se você não tiver dedicação em tempo integral para as suas estratégias online.

É preciso definir um objetivo único e manter o foco para alcançá-lo.

Se você decidiu gerar renda como afiliado, você deve escolher um primeiro produto digital focar nas estratégias de venda: geração de conteúdo, divulgação, construção de autoridade, captação de e-mails, relacionamento e conversão.

Se você quer entender melhor sobre essas estratégias de Inbound Marketing, este artigo é para você.

Seria quase impossível você conseguir desenvolver todas essas estratégias de marketing para mais de um produto ao mesmo tempo.

É importante ter critérios na hora de escolher quais produtos você vai promover como afiliado.

Não adianta seguir a lógica do “quanto mais, melhor”.

Essa seleção está diretamente relacionada ao seu nicho de mercado, que é o tema da dica 2.

2 – Escolha um bom nicho!

As três melhores dicas para você escolher um bom nicho de mercado são:

  1. Escolha um nicho com o qual você se identifique
  2. Escolha um nicho em que exista uma boa demanda por cursos e treinamentos
  3. Escolha um nicho para o qual já existam produtos digitais prontos, de qualidade e disponíveis para serem vendidos.

Escolha um nicho que você se interesse ou que você domine ou que você ainda queira aprender.

Sim, é possível escolher um nicho que você não domine e queira se “especializar”.

O mais importante aqui é que você tenha vontade de trabalhar com o assunto relacionado ao seu produto.

Depois de filtrar os assuntos de seu interesse, é importante medir a demanda pelos assuntos.

Existem várias ferramentas para medir as demandas por determinados assuntos.

As mais usadas pelos profissionais de Marketing são o Google Trends e o Google Keywords Planner.

Use o Google Trends para verificar se as buscas por palavras-chaves relacionadas ao seu assunto estão em aumentando ou diminuindo nos últimos meses.

Use o Google Keywords Planner para saber exatamente quantas vezes as palavras-chaves relacionadas ao seu assunto são pesquisadas no Google.

Por último, acesse as plataformas de afiliação e verifique se existem produtos digitais relacionados ao assunto escolhido, se eles são de qualidade e se aceitam afiliações. Acesse as principais plataformas: Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Plataformas de Afiliação

Normalmente os produtos que vendem bem são aqueles que oferecem valor superior ou complementar ao conhecimento que você fornece às pessoas do seu nicho.

Por exemplo, em um site sobre “emagrecimento” os visitantes consomem dicas e artigos genéricos de qualidade.

Já no “Programa completo de emagrecimento em 20 dias” comprado através do site, ele terá acesso a: consultas online com profissionais especializados, dieta personalizada de acordo com os seus gostos e hábitos, sistema online de cálculo de calorias perdidas por dia, receitas alternativas de baixa caloria, etc.

Percebe como o produto está sendo vendido para o nicho certo? Percebe também como ele pode gerar um valor que o conteúdo do site não poderia?

Esqueça os nichos que estão “na moda”, mas com os quais você não se identifica nem um pouco.

Você pode até ganhar dinheiro mais rapidamente como afiliado, mas não permite a construção de um negócio online sólido a longo prazo.

Se você escolher um nicho fora do seu interesse, será muito difícil manter a motivação trabalhando com uma área pela qual você não tem nenhum interesse.

Além disso, uma das grandes vantagens do marketing digital é poder escolher sobre o que falar e o que indicar ao seu público. 

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3 – Produza conteúdo de qualidade

Este artigo tem como objetivo lhe apresentar os passos que você deverá percorrer para ganhar dinheiro com marketing Online.

A essência dessa metodologia é que você crie uma relação de autoridade com os seus potenciais clientes e que eles passem confiar em você.

Quando chegar neste ponto você terá menos resistência deles em comprar os produtos que você indicar.

Neste artigo sobre Inbound Marketing eu detalho mais a lógica desta metodologia.

Vale muito a pena dar uma lida nele.

A construção do relacionamento e da autoridade requerem necessariamente que você publique conteúdos que sejam relevantes para o seu público.

Seus textos, vídeos, ebooks, e outros materiais devem ajudar seus potenciais clientes a solucionarem suas dúvidas, resolverem seus problemas,  sem que necessariamente você receba algo em troca diretamente.

O foco do seu conteúdo deve ser as dores do seu cliente.

Você deve publicar os seus conteúdos no seu site ou blog, nas suas redes sociais, no Youtube e aonde mais você tiver permissão para divulgá-los e aonde seu nicho poderá encontrá-lo.

Oferecer sempre conteúdo original e de qualidade é uma das formas mais  efetivas de se conquistar a confiança do seu público.

Seu conteúdo deve ser bem escrito, deve ser original e deve sempre buscar ajudar de alguma forma seu cliente.

Por exemplo, neste artigo que você está lendo, eu estou buscando lhe passar a minha experiência para você ganhar dinheiro online de forma mais eficiente sem pedir nada em troca.

Confira este excelente post sobre como fazer um artigo perfeito.

Aqui vale lembrar um ponto: uma vez publicado um conteúdo, ele sempre estará disponível na internet como uma “isca” para atrair novos clientes. Então, não economize tempo ao produzir conteúdo para o seu negócio.

Seja consistente na produção de conteúdo.

A consistência é o que favorecerá seus potenciais clientes te acompanharem e fortalecerem a confiança que eles depositam em você.

Além disso, se você já possui um site ou blog, a consistência nas publicações também ajuda a melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca do Google: suas páginas tenderão a aparecer cada vez mais entre os primeiros resultados.

SEO

Falando em buscadores, existem técnicas de SEO para fazer com que os textos do seu site ou blog sejam encontrados mais facilmente pelos seus leitores nas buscas do Google.

É importante seguir essas técnicas, pois quanto mais pessoas encontrarem o seu site, mais pessoas poderão se interessar pelo seu conteúdo e mais chances para ganhar dinheiro você terá.

4 – Invista no seu negócio!

Muitos afiliados são imediatistas e querem apenas “ganhar um dinheirinho”.

Eles criam um anúncio no Facebook para promoverem seus links de afiliados e gerarem tráfego direto para as páginas de vendas dos produtos.

Desta forma é de fato possível conquistar algumas vendas em poucas horas.

Não há nada de errado nessa estratégia, mas ganhar dinheiro rápido é uma coisa, construir um negócio sólido é outra.

Montar uma audiência, criar autoridade, enfim, estruturar e consolidar um negócio leva algum tempo para funcionar e obter resultados.

Invista seu tempo

Você precisa investir tempo no seu negócio, para que ele cresça de forma sólida.

Você precisará investir principalmente na criação e na distribuição de conteúdo em canais de divulgação, para atrair seu público-alvo.

Para isso você deverá criar artigos, vídeos, planilhas, apresentações ou o que mais for necessário (não necessariamente tudo isso, ok?) para você ajudar ou oferecer informações importantes para a sua audiência.

E precisará distribuir esse conteúdo em todos os canais que forem possíveis para os seus potenciais clientes te encontrarem (seu blog, facebook, Youtube,etc).

Lembre-se: quanto mais pessoas nos seus canais, mais vendas serão realizadas.

Invista uma parte das suas comissões

Lembra que eu falei de investir dinheiro também?

Uma vez que você comece a receber dinheiro com as comissões das vendas, você deve se comprometer em reinvestir no seu negócio uma parte dos ganhos recebidos.

É importante investir ao menos 20% do que se ganha, principalmente em geração de tráfego, para solidificar sua estrutura de vendas e atrair mais audiência.

Exemplos de bons investimentos com dinheiro:

  • Registro de domínio próprio (ex: www.nome-do-meu-negócio.com.br)
  • Hospedagem do seu site em servidores mais profissionais (ex: Hostgator, Locaweb, etc)
  • Patrocinar seus artigos mais acessados (adwords, facebook etc)
  • Aumentar a produção de conteúdo de qualidade ( agências de marketing, redatores freelancers etc)
  • Compra ou contratação de ferramentas (automatização de emails, landing pages pagas etc)

Uma rápida observação para não te assustar: o investimento em dinheiro não é essencial, mas acelera bastante o processo de atração de audiência para os seus canais de divulgação.

E lembre-se: quanto mais gente acessando seus canais, mais vendas serão concretizadas.

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5 – Tenha objetivos mensuráveis e crescentes

Seguindo as dicas anteriores, certamente o seu negócio como afiliado será estruturado da maneira correta e você em breve começará a ter renda com seu próprio negócio de marketing digital.

Você terá dado seus primeiros passos, ótimo.

E quais os próximos?

A tendência é que você continue vendendo, afinal tudo o que fez até agora (produção de conteúdo, publicação nos canais de distribuição e etc) estará disponível na internet para mais pessoas serem atraídas para o seu negócio.

Neste ponto você precisa criar metas, para saber o QUÊ precisa melhorar nas suas estratégias para crescer o seu negócio cada vez mais.

Trabalhando com marketing digital de afiliados, o importante é ter metas claras e trabalhar com força para alcançá-las.

Comece com metas pequenas e vá aumentando.

Por exemplo, ao iniciar seu negócio, sua primeira meta de vendas é a de fazer a primeira venda; você corre atrás até fazer a primeira venda.

Depois, sua meta será  de 10 vendas, sem prazo definido, mas se esforçando ao máximo para obtê-las o mais breve possível.

Depois, aumente sua meta para 5 vendas por semana, e por aí vai.

Por que as metas são importantes?

Ter metas definidas é importante porque:

  • Ajuda no planejamento das ações estratégicas para o crescimento do negócio. As metas devem ser definidas levando em consideração os objetivos que queremos atingir, as ações necessárias para tentar atingir o objetivo, bem como o tempo necessário e os recursos disponíveis.
  • Servem para direcionar nossas prioridades. As metas deixam claras quais são as ações que devemos nos esforçar para executar, que estão de acordo com os objetivos definidos no planejamento das metas, e quais ações que não devemos investir naquele momento.
  • Nos mostra o que está funcionando bem e o que não funciona, conforme acompanhamos o cumprimento (ou não) das metas.  Além disso nos faz entender melhor sobre as próprias metas: quais metas estão muito “puxadas”, quais foram facilmente batidas, quais dificuldades encontramos ao tentar atingir tais metas etc.

Números importantes relacionados às vendas

Existem indicadores que direta ou indiretamente são relacionadas ao desempenho do seu negócio.

Use estes indicadores para criar as suas metas:

  • Quantidade de visitas nos seus canais .
  • Quantidade de conteúdo produzido.
  • Quantidade de atualizações nos canais de distribuição de conteúdo.
  • Quantidade de interação e engajamento com potenciais cliente (compartilhamentos, comentários, likes etc)
  • Quantidade de e-mails enviados para os potenciais clientes cadastrados nas listas de emails.

Características de metas bem definidas

Uma meta bem definida deve ser:

  • Específica – Deve ser objetiva, clara de ser entendida.
  • Mensurável – Deve poder ser medida em números (quantidade, volume, prazo, etc).
  • Alcançável – Metas devem ser alcançáveis com esforço e dedicação. Não pode ser “fácil”, nem “impossível” de serem alcançadas.
  • Relevante – Deve ser importante para você ou para o negócio.
  • Prazo – Deve ter um prazo a ser verificada.

Exemplos de metas:

  • Aumentar a produção de 2 para 3 artigos por semana. Na semana X meu site precisa ter X posts publicados.
  • Publicar no Facebook 5 vezes por semana. Nos próximos 2 meses precisarei ter mínimo de 20 posts por mês publicados.
  • Aumentar a média de vendas de 1 para 2 vendas diárias. Avaliar a média ao final do segundo mês.

6 – Construa sua audiência diariamente

 Ganhar dinheiro não é a mesma coisa que construir um negócio, conforme já escrevi acima.

Para construir um negócio consistente como afiliado, você deve buscar se relacionar frequentemente com a sua audiência.

Para isso é necessário que você direcione os visitantes dos seus canais para se cadastrem na sua lista de e-mails.

Conhecendo os emails da sua audiência, você poderá avisá-la sobre novos conteúdos disponíveis, sobre novos benefícios, sobre novos produtos etc.

Você conseguirá fazer com que as pessoas se cadastrem na sua lista de e-mails se você oferecer algo em troca: são as chamadas iscas digitais.

Existem vários tipos de iscas digitais: ebooks com informações relevantes para o seu nicho, acessos a vídeos exclusivos, download de arquivos específicos (como planilhas, templates), etc.

A maior parte dos profissionais de marketing digital usa o seguinte formato para capturar emails:

  • No final de seus posts ou ao lodo dos artigos divulgam algo de graça. Ex: “Faça o download gratuito de um e-book com 7 dicas para emagrecer 5 Kg em 1 semana sem esforços”.
  • Esta divulgação leva o visitante a uma página em que haverá uma descrição mais detalhada sobre a isca digital e um formulário com campos de cadastro. Ex: “Para fazer o download do e-book, por favor nos informe seu nome e e-mail”.
  • A página seguinte, após o visitante preencher o cadastro, apresenta o link para download do e-book.

É necessário que a sua isca tenha valor suficiente para motivar os seus leitores a se cadastrarem na sua lista.

Outras formas de se conseguir os contatos de seus potenciais clientes

Além disso, existem outras formas para você capturar os emails dos seus potenciais clientes:

  • formulários de comentários no seu blog
  • formulários de contato no seu site
  • Mensagens de emails que eles te enviam
  • Informações disponíveis nas redes sociais (necessário que você se relacione com eles)

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 7 – Mantenha a sua audiência ativa

Depois de capturar os emails da sua audiência,  você manter a sua audiência ativa.

Você deve frequentemente comunicá-la sobre as atualizações de conteúdo, sobre promoções e benefícios, etc.

Assim você manterá os seus potenciais clientes consumindo o seu conteúdo, engajando com você nas mídias sociais, interagindo com você em comentários, emails,  etc.

Uma audiência ativa é importante porque:

  • Fortalece a sua imagem como autoridade no assunto.
  • Gera mais tráfego para os seus canais e, quanto mais tráfego, maiores as chances de venda.
  • O aumento de tráfego melhora também o posicionamento do seu site nos resultados de busca.
  • Propicia o compartilhamento espontâneo do seu conteúdo pelos visitantes, atraindo ainda mais potenciais clientes para os seus canais.

O que muita gente faz erradamente é achar que a sua audiência é um caixa eletrônico.

Nestes casos, os afiliados só mandam para a lista de e-mail conteúdo direcionado à vendas.

Se você quer ganhar dinheiro com marketing digital de afiliados, precisa investir em geração de valor para sua audiência.

Estude os “cases” de sucesso do mundo digital e verá que eles investem pesado em geração de valore não em tentativas massantes de empurrar vendas.

Para manter sua audiência ativa, o ideal é que 80% do material direcionado a ela seja conteúdo de valor e apenas 20% explicitamente de vendas (“adquira agora”, “aproveite essa oferta”, etc).

DICA: aumente o engajamento da sua audiência em diferentes canais.

Use a sua lista de e-mails para fazer a sua audiência te acompanhar no seu canal do YouTube, facebook e etc.

Por exemplo: você coloca um conteúdo valioso nesses canais e manda um e-mail para a sua lista, avisando a eles sobre o novo material nessas mídias.

8 – Feche as vendas com incentivos.

 Se você constrói uma audiência num nicho e se relaciona com ela, as vendas vão acontecer.

A partir deste ponto as suas metas devem ser focadas em aumentar o número de conversões, ou seja, fazer mais vendas.

Existem algumas técnicas para você impulsionar suas vendas, usando apenas as suas listas de emails.

Uma técnica para conseguir isso é oferecer um bônus pela compra.

Por exemplo: ofereça vídeos adicionais gratuitos, além dos oferecidos pelo próprio infoproduto.

Em vez de vídeos, você pode oferecer palestras, e-books, consultorias, etc.

Existe uma outra técnica que consiste em criar um evento de 4 dias, através do e-mail, para promover as conversões.

Nela, há duas formas de criar um senso de escassez que aumentará as conversões: a primeira é conseguir um desconto com o dono do produto e oferecê-lo durante os 4 dias.

Porém nem sempre é possível fazer essa tática.

Use a outra forma que você tem a sua disposição: bônus. Informe a sua lista que se eles comprarem o seu produto nos próximos 4 dias, irão receber bônus.

Neste caso você deverá ser o responsável por criar, administrar e distribuir os bônus.

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